11.1.15

A mente do meu cachorro

Recentemente, visitando minha terra natal, resolvi fazer (repetir) uma experiência cognitiva com o nosso cachorro.

Nosso cachorro

Realmente não dá pra entender direito o que tem dentro da mente deles. Nem da minha, mas isso não importa.

Foi assim: pegamos um objeto pelo qual ele demonstrava interesse (era uma casca de árvore, mas isso também não importa), sentei no chão, e, com ele a uma certa distância, coloquei o objeto vagarosamente sobre a minha cabeça.

Ao retirar a mão da cabeça, o olhar dele seguiu a minha mão, e não minha cabeça, o que lhe provocou um grande espanto, já que ele julgou que o objeto desapareceu misteriosamente.

Ao ser ordenado para pegar o tal objeto, ele rodou um grande perímetro em volta, sem conseguir encontrá-lo. (Na verdade, conseguiu, por um insistente auxílio do meu pai, o que me provocou um certo banho de saliva canina).

Das duas, uma: ou ele tem um sério problema cognitivo (pouco provável), ou todos os cachorros têm uma impossibilidade nata em entender esse tipo de coisa (mais provável, pois já é o segundo cachorro que produz esse resultado nesse teste).

Desta forma, conclamo todos os proprietários de cachorros que, por favor, repitam essa experiência, e relatem seus resultados nos comentários.

Grato.

PS: Aos atenciosos, foto de fato foi tirada com uma câmera instantânea.